Have an account?

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

De Paola Oliveira: Dia do Ator

Segundo a WIKIPEDIA, Ator é a pessoa que cria, interpreta e representa uma ação dramática baseando-se em textos, estímulos visuais, sonoros e outros, previamente concebidos por um autor ou criados através de improvisações individuais ou colectivas; utiliza-se de recursos vocais, corporais e emocionais, apreendidos ou intuídos, com o objetivo de transmitir ao espectador o conjunto de ideias e ações dramáticas propostas. 

Pra mim ser ator engloba todas essas características e mais ainda: é acima de tudo uma vocação. Assim como o medico tem que ter vocação para melhorar a qualidade de vida das pessoas, o pedreiro de passar horas debaixo de sol e chuva para construir alguma coisa, o ator tem que ter vocação. 

E mais do que disso, o ator tem o privilegio de tocar as pessoas e fazer com que elas se reconheçam em seus personagens, para que de uma certa forma elas sejam constantemente lembradas de que são acima de tudo humanas.

Retratamos as emoções das nossas personagens de forma que elas representem as emoções de todos aqueles que estão nos assistindo e com isso tentar criar uma sensação de todo, de unicidade. Somos todos humanos. Temos as mesmas emoções, compartilhamos os mesmos medos, temos as mesmas preocupações e buscamos sempre ser melhor.



Que no dia de hoje, o dia do ator, seja um dia em que não só atores, mas as pessoas também comecem, ou continuem a tratar esse oficio tão amado e tão necessário nos dias de hoje como o que ele é ou deveria ser: 

Criar sonhos para retratar consciente e responsavelmente uma realidade.

Feliz dia do ator para todos que fazem do viver uma arte!!!!!!

Beijos com carinho,

Paola Oliveira.



7 comentários:

Mara Marcely disse...

Vc foi abençoada por ter essa vocação. Parabéns por usa-la para alegrar nossas vidas. TE AMO PAAA!!!Saudades mil!

Taís Caroline disse...

Parabéns Paa, que texto lindo vindo de uma atriz tão maravilhosa =]
te amo a lot e obrigada por nos completar com seu trabalho! ♥

"e o teatro que não se fixa na linguagem e nas formas, com isso destrói as falsas sombras mas prepara o caminho para outro nascimento de sombras a cuja volta agrega-se o verdadeiro espetáculo da vida - ARTAUD" (não só para os de palco mas audiovisuais também ;D)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Paola!
Excelente texto - expressado em palavras escolhidas com atenção e respeito aqueles que leem o blog. Além de perceber-se o quanto de coração tem em cada frase!Sou uma fã incondicional! Parabéns!
Maria Fernanda Paetzel
Porto Alegre/RS

Anônimo disse...

A personagem que mais gostei foi a Sônia,pelo caráter enorme.Porém,gostava da Geovana também.Sônia,parecia um anjo iluminado,de tão generosa e carinhosa com as pessoas.E o figurino era chiquerrímo,perfeito,parecia filme de Hollywood antigo.(Janela Indiscreta).Sua fã CSSL.

paulinha disse...

parabéns adorei o texto,só vindo de vc msm né????

_Camila disse...

Que postagem lindaa Paola!
Nossa se antes eu já ti admirava e gostava muuiitoo de você! agora então ti admiro e gostoo muuuiiitoooooo maaiiiiiss!!
beijos
Com amoor
Camila