Have an account?

segunda-feira, 12 de julho de 2010

'Afinal, O Que Querem as Mulheres?' Luiz Fernando Carvalho fala sobre microssérie

Luiz Fernando Carvalho se desdobra para transportar até a TV as inquietações e questionamentos do estudante de Psicologia André Newman, cujo mestrado é dedicado a esclarecer uma premissa que nem Freud conseguiu responder, ao estudar mulheres histéricas: Afinal, o que Querem as Mulheres? Ao jornal O Globo o diretor revelou alguns detalhes da produção em que promete apresentar com agilidade e bom humor algumas possíveis explicações ou respostas para a pergunta expressa logo no título da série.

- Ao estudar o que as mulheres querem, abrindo mão de seu amor, a artista plástica Lívia, vivida por Paola, André se embrenha por uma travessia de Ulisses pelo território feminino e se enrosca. Eu não tenho capacidade nem desejo de fazer uma sitcom. Mas quis criar algo que unisse o patético ao romântico, explica.

Para realizar as gravações, que foram iniciadas na última sexta-feira, 9, no Rio de Janeiro, Carvalho tem Charlie Kaufman, roteirista de O brilho eterno de uma mente sem lembranças (2004), como referência para contar a história escrita por João Paulo Cuenca, Cecilia Giannetti e Michel Melamed, também protagonista do programa. No elenco estão ainda Paola Oliveira, Vera Fischer, Tarcísio Meira, Osmar Prado, Letícia Sabatella, Rodrigo Santoro, Lavínia Vlasack e Letícia Spiller.

Inspirado por Kaufman, o diretor quer apostar em nova forma de fazer dramaturgia com a série que terá quase a totalidade das cenas rodadas em Copacabana e contará com trilha sonora de Tim Rescala e Marcelo Camelo.

- É uma série com humor, mas buscando um veio mais poético, no qual André, na relação com as mulheres, lembra Antoine Doinel, personagem de François Truffaut em vários filmes. Vem de Kaufman, destaque do cinema independente americano, uma proposta de dramaturgia sem prosaísmos, sem gordura. Hoje, na internet, não se escreve nada que não seja essencial - diz Carvalho.

‘Afinal’ seguirá os moldes de um scrapbook – espaço onde memórias são contadas a partir de fotos, recortes ou elementos como uma embalagem de chocolate, por exemplo. Algo que remete a Brilho eterno de uma mente sem lembranças, em que Kaufman abordava questões relativas ao esquecimento.

- O texto da série é curto. Há poucas frases por sequência. Tudo é urgente, sem excesso, com multiplicidade de vozes, como num Twitter: entra qualquer pessoa, de qualquer lugar, e empurra a história para a frente - diz Carvalho.


:: História de cinema

A paixão de André e Lívia é tão comovente que a história do casal apaixonado, que se separa ao longo da história, vira livro e vai parar nas telonas. Rodrigo Santoro e Lavínia Vlasack foram escalados para viver os dois no filme que se passará dentro da série.


Neste post:

Leonardo Aversa / Agência O Globo

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá fiquei sabendo que na série vai estar também a grande Tamara Taxma é verdade?se for meus parabéns pois uma atriz com aquele talento mereçe estar na tv!
gostaria de mais informações sobre a participação dela!

Equipe Close (to) Paola disse...

Olá, segundo informações divulgadas na imprensa, a atriz Tamara Taxman fará uma participação na microssérie. No entanto, nada da personagem dela foi divulgado até o momento.

Obrigado pelo acesso.

Unknown disse...

Gente a trilha sonora sai quanddo... sou doida para saber q musika a paola dança no primeiro capitulo...

Anônimo disse...

Olá gostaria de dar os parabéns á vocês pois a seria está muito boa, e saber o nome da musica de abertura da serie que está nas vozes de Tim Rescala e Marcelo Camelo, se possivel for.Dedes já muito obrigada pela atenção e mais uma vez parabéns.

Atenciosamente,
Aline Laura, Praia Grande-SP.

Anônimo disse...

Legal,gostei bem claro e fácil de entender ...

Anônimo disse...

Nossa a Paola como sempre muito linda além de que é uma exelente atriz;
Será que seria possível saber o nome do tema dos personagens André e Lívia ? Uma música antiga porém linda .....

Léia disse...

olá... adorei a tudo da série...
mas gostaria que se possível me enviasse o nome daquela música internacional que tocou muito ontem, no último capítulo. É uma música antiga, linda d+. Aguardo a resposta.
email: eronileia26506@hotmail.com

Day disse...

Bem,to aqui pelo mesmo motivo que muita gente. gostaria de saber a musica tema de André e Livia. uma antiga lindissima ! Aguardo resposta tbm!

Equipe Close (to) Paola disse...

Pessoal,

A música se chama A Whiter Shade of Pale, da banda Procol Harum.

Obrigado pelos acessos.