Have an account?

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Review: A estreia de 'Cama de Gato'













Ontem, 5, foi ao ar o primeiro capítulo de Cama de Gato, trabalho das autoras Duca Rachid e Thelma Guedes, com direção de Amora Mautner e supervisão de texto de João Emanuel Carneiro.

A estreia foi bastante movimentada. Logo no início do capítulo, o implacável perfumista Gustavo Brandão dá mostras do seu gênio e humor ruins. Ao lado de sua esposa, Verônica, a vilã da história, o executivo faz qualquer um parecer a Branca de Neve tamanha falta de trato. Vide a forma como trata aquela a quem parece amar incondicionalmente, quando essa lhe dá um presente no dia do aniversário: Verônica.

Alguns elementos da história, para os dias atuais, parecem brincadeira ou inimagináveis, como uma pessoa sair, por melhor coração que ela tenha, do conforto de seu carro para ajudar um catador de materiais recicláveis a recolher garrafas sob a chuva. Não achamos tal ação impossível, até porque, pelo fato de ela chamar a atenção e, até quem sabe, provocar um questionamento no telespectador, as autoras de Cama de Gato já tenham conseguido algo do pretendido. De qualquer forma, a cena soa curiosa.

A produção está impecável. As cenas da chuva, as sequências no carro e algumas inserções de cenários reais na cidade cenográficas estão de bom gosto. É comum neste tipo de recurso, ficar nítido o uso do chroma key nas imagens, o que não foi o caso de ontem. Os cenários estão deslumbrantes. Só para citar, a mesa em que Alcino, Davi e Verônica se reuniram para tramar contra Gustavo, era imponente e charmosa.













Do geral para o específico, vamos falar de Verônica, a nossa grande estrela e também a catalisadora de confusões. Paola Oliveira tem em suas mãos uma personagem ambígua. Na frente de todos a megera sorri, se comove e faz-se de desentendida... Mas basta virar as costas e ter por perto um companheiro cafajeste para a pilantra mostrar qual é a sua verdadeira face. Nesses momentos ela trama, faz cara de má, de irritada, de ordinária. Mostra para os telespectadores uma outra faceta da atriz Paola mocinha, que até então, apenas chorava ou sorria em novelas. Com isso, Paola Oliveira só tem a comemorar: realiza seu desejo de viver uma vilã, uma personagem diferente, e tem a oportunidade de mostrar os seus recursos dramáticos. Ou seja, é um início para vermos nas telas um pouquinho da Paola do cinema: mulher decidida, solta, que fala palavrão e faz papéis ousados.

Para os fãs, o capítulo de estreia foi um reencontro com a musa, pois desde O Profeta, há quase três anos, não se via a atriz em um papel à sua altura. Ciranda de Pedra foi importante? Em certos pontos, sim, mas que na trama, Letícia, sua personagem, quase foi relegada ao posto de figurante de luxo por uma série de fatores, a começar pelo roteiro, isso há de se reconhecer.


== Mais um capítulo

Já hoje, no segundo capítulo, pudemos acompanhar o primeiro momento de confronto de Verônica. A vilã é descoberta por Natasha, que decide chantageá-la. Mulher de sorte ou o que quer que seja, Verônica acaba escapando da pressão, com a morte da oportunista Natasha.





O rude Roberto soma à esperteza e ambição de Verônica, que deita e rola sobre o amante, um homem sedutor e até certo ponto, ingênuo.

Há algo, além do casal Dudu Azevedo e Paola Oliveira, que se destacar da sequência acima, a principal do capítulo desta terça: a trilha sonora. No momento em que Natasha cai da varanda ou até mesmo quando ela discute com Verônica, talvez a instrumental viesse a somar a cena. No entanto, no momento de desespero e fuga do casal cafajeste, a música pesa a sequência e da um ar muito dramático à ação, a la novela mexicana. Talvez uma música mais ritmada desse mais dinamismo às cenas.


= Repercussão

A audiência do primeiro capítulo de longe foi aquela dos áureos tempos de novelas das seis, mas a trama tem tudo para crescer. No consolidado, Cama de Gato teve média de 25 pontos, com 50% de participação - números de televisores ligados -. Metade das atenções dos telespectadores brasileiros estava voltada para novela e, logo, logo, mais pessoas vão se ver envoltas na cama de gato.

No Twitter, a trama de Duca e Thelma foi muito bem recebida pelos internautas, com elogios à abertura, embalada pela música Pelo Avesso, dos Titãs; E também, óbvio, com elogios à atuação de Paola Oliveira. A história começa a repercutir, tanto que suas sinopses já estão entre as notícias mais lidas da Globo.com.

É esperar para conferir.





Cama de Gato: Venha deitar e rolar nesta aventura!
camadegato.globo.com


Deixe suas mensagens para Paola Oliveira.

2 comentários:

Andréia disse...

Adorei a abertura da novela e a música também, e é claro amei ver a Paola dando um show..Verônica está maravilhosa. Paolita só tem a ganhar com essa personagem. Tem uma nota na Patricia Kogut falando da novela e uma pequena nota sobre Paola, mas é claro elogios os quais virão muitos...

André disse...

A Paola fazendo maldades fica mais linda ainda, com aquela carinha de "Estou tramando algo" é sensacional.
Parabéns, continue assim, ótima interpretação, com certeza a Paola logo, aliás já é, uma das atrizes mais talentosas do país. Não só a beleza, mas pela dedicação e pelo talento.

Beijos a Paola e abraços a todos do blog.

André